A janela é um site que apresenta 25 álbuns ilustrados e 25 propostas de atividades/projetos associadas a cada livro. Cada livro-janela desta biblioteca é acompanhado por um guia que o contextualiza, por um vídeo que inclui o objeto livro e a narração do texto e por uma proposta de atividade/projeto que o explora.
Trata-se de um projeto Lisboa 5L/CML, de Educação para a Cidadania dirigido a alunos e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico da cidade de Lisboa. A curadoria é de Sara Amado, que trabalhou em equipa com Catarina Requeijo, Maria Remédio e Miguel Fragata.
A janela parte da ideia de que o livro é um objeto de grande potencial na educação integral da criança, oferecendo, a par da fruição da leitura, oportunidades múltiplas de reflexão, debate, consciencialização e formação.
O conjunto dos álbuns e das atividades visa a educação para a cidadania nas suas múltiplas dimensões.
Os livros foram selecionados e organizados a partir de cinco temas estruturantes para o desenvolvimento individual, interpessoal e social de crianças da faixa etária considerada, partindo da ideia da janela como uma abertura nestes tempos de confinamento:
Eu — da casa para o mundo.
Os temas são eu&o outro, casa&família, cidade&sociedade, património&ambiente, mundo&humanidade.
As atividades propostas são da área das expressões artísticas pensadas para serem desenvolvidas em meio escolar.
As propostas de exploração identificam um conjunto de tópicos de discussão desencadeados pelo livro e sugerem uma atividade ou um projeto na área da expressão plástica, dramática, escrita ou movimento que de alguma forma materializa a reflexão que se faz sobre ele.
Ao mobilizar as Expressões Artísticas no trabalho sobre Cidadania, A janela vem ao encontro de outra das orientações da política educativa recente: a do reforço do papel das artes na educação.
Embora os vídeos sejam de acesso restrito às Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico da cidade de Lisboa, todo o site é de navegação livre, podendo ser explorado por qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo.
Ola bom dia. Como podemos aceder, enquanto professores, aos vídeos?
ResponderEliminarBom dia, apenas os professores das escolas do 1º ciclo da cidade de Lisboa têm acesso aos vídeos. A razão para isto são os direitos de autor. Através da ficha técnica é possível perceber exatamente que livros são e poderão ser, eventualmente, adquiridos. O conteúdo dos vídeos é a narração e a visualização de cada um dos livros. Obrigada.
ResponderEliminar