Pensamentos e sentimentos podem acontecer só no interior da cabeça e do coração de cada um para se transformarem, depois, em mais qualquer coisa. Mas tudo o que quer ser comunitário, precisa de um lugar e de um corpo para realmente acontecer. Um pouco como a literatura e o teatro.
Os dois livros que hoje associo, encontram-se no Palácio de São Bento e complementam-se: um faz o retrato do lugar, do espaço, da arquitetura, da história; o outro, pensa sobre quem o habita, quem o faz mexer, quem lhe dá vida e voz.
A casa e os seus habitantes.
Os dois são sobre a Assembleia da República e pertencem à coleção Missão Democracia.
A casa da democracia é uma visita guiada ao lugar onde tanta coisa importante se decide, onde tantas ideias chocam de um lado e do outro, onde (idealmente) se procuram consensos.
No Deputados do futuro, olá!, somos também guiados, mas ao recreio de uma escola, onde, com paralelismos simples e a partir da premissa de que em cada deputado ainda mora uma criança, refletimos sobre o papel de cada um no recreio, na sociedade e no hemiciclo.
Com a sua habitual sensibilidade, Carla Maia de Almeida, leva-nos pelos corredores e salas da Assembleia, A Casa da Democracia, atendendo a cada pormenor. Tiago Albuquerque usa a sua mestria e rigor para nos mostrar as fotografias do lugar e da sua história.
Saudamos os Deputados do futuro, olá! através da voz de Isabel Minhós Martins que, no seu característico respeito pela infância e abertura de pensamento, faz perguntas e cria reflexões para que seja cada um a procurar a resposta.
Carolina Celas usa diferentes perspetivas, sua marca autoral, o que, para neste caso, é particularmente certeiro para conseguirmos olhar para as questões de diferentes pontos de vista.
A corrida eleitoral é um acontecimento muitas vezes festivaleiro, e ao mesmo tempo opaco, que ocupa muitos meses de conversas e inquietações no reino dos adultos — e que os miúdos apanham no ar.
Esta dupla (que está na lista dos candidatos do pacote™ eleitoral) pode ser uma excelente aproximação ao palco e ao papel dos atores deste drama que, se não quisermos que venha a ser protagonizado por canastrões, o melhor é começarmos a educar as nossas crianças.
..................................................................
Edições Assembleia da República, 2024
Carla Maia de Almeida texto, Tiago Albuquerque ilustrações
isbn 9789725568620
Edições Assembleia da República, 2024
Isabel Minhós Martins texto, Carolina Celas ilustrações
isbn 9789725568385
Sem comentários :
Enviar um comentário