Uma casa é uma montanha é um chapéu chegou há já uns meses cá a casa. Esperei tanto por ele — e dele — mas só hoje chegou o momento para o abrir e folhear.
É um pouco estranho esperar tanto tempo por alguma coisa e depois adiar que aconteça.
Mas às vezes acontece, e aconteceu assim com este objeto-livro.
Talvez porque quando a Trienal me convidou para colaborar no projeto, ajudando a pensá-lo desde o início, tenha ficado para lá de feliz: finalmente havia ocasião para, de facto, ligar o meu lado de arquiteta com o meu lado dos livros (como já tinha feito com o desenho e os livros) para lá de fazer com eles, de quando em quando, um telhado aberto sobre a cabeça.
Este Uma casa demorou a acontecer. Como as casas demoram. Como demora um projeto, uma obra, uma licença. Tinha de ser assim.
Quando uma obra acaba misturam-se várias sensações e sentimentos: de vitória, de alívio, de exaustão, de meta atingida. Raramente de prazer. O prazer vem depois.
Abrir este livro é como abrir a porta de uma obra — que acabámos de pensar, desenhar, construir — e finalmente habitá-la.
É passar as mãos pela tinta áspera das paredes, pela pedra fria da bancada, pela madeira macia de uma aduela.
Uma casa é um retrato, mais do que uma história, uma obra aberta, uma visita guiada ao ato de habitar e de arquitetar. Um gesto feito a múltiplas mãos e para múltiplas mãos, para construir lugares de festa e de silêncio, sobre uma estrutura-esqueleto atravessada de condutas e cabos como veias de um corpo vivo.
Em teatro fala-se da 4ª parede: o público.
Em arquitetura fala-se da 4ª dimensão: o tempo.
Em Uma casa, através do ato da leitura, público e tempo misturam-se no tatear e no ler de cada linha de tinta e relevo.
Um livro vivo. Viva!
................................................................
Trienal de Arquitectura de Lisboa, 2024
Filipa Tomaz, Letícia do Carmo (Trienal de Lisboa) texto, Yara Kono (Planeta Tangerina) ilustrações e design gráfco, Fátima Alves (Locus Acesso) acessibilidade e conceção tátil
isbn 978989333177
Sem comentários :
Enviar um comentário