Pages

19.9.24

Recomeçar ≠ restart

Estamos no início do ano. Chamado letivo, para uns, é na verdade um recomeço para todos.

Hoje trago, para esta reabertura da prateleira, o novo livro de Oliver Jeffers. Chama-se Recomeçar e, o seu título original é Begin again — e não Restart.
Pode isto parecer um pormenor, mas é essencial, de essência.

Porque neste álbum ilustrado, numa reflexão nada infantil, OJ não propõe que pressionemos um botão durante 10 segundos para resolvermos o nosso problema. Isto não vai lá com um restart.

Isto, nós, este coletivo, precisa de parar e de recomeçar, de começar outra vez, com tempo e cabeça, mãos e pés.

Numa conversa consigo próprio e connosco, os leitores observadores, faz perguntas e ensaia respostas umas vezes gráficas, outras literárias, umas óbvias, outras que nos fazem pensar.

Sempre em tom de desafio positivo, de quem não baixa os braços, mas arregaça as mangas e faz o que pode: aquilo para que é chamado.

Este mês de setembro é a segunda oportunidade que o calendário nos dá para repensarmos, reorganizarmos e realizarmos mais e melhor.
De fazer o que podemos realmente fazer. Individualmente e como comunidade que somos: indivíduo, família, escola, cidade, país, Terra.
A nota de autor com que encerra o livro não é nada sintética. OJ não é escritor, por isso escreve como pensa. Não é uma nota breve. O título da nota é "Recomeçando" em que partilha a sua procura do porquê (passado) e do como (futuro), num gerúndio realista. Pois, todos sabemos, poucas coisas de resolvem pressionando 10 segundos um botão. A vida é muito mais exigente do que isso. Vamos lá.
...........................................................................................
Recomeçar
Orfeu Negro, 2024
Oliver Jeffers
isbn 97898997071810

Sem comentários:

Enviar um comentário