Pages

24.4.24

palavra-passe: canção

Esta tarde, trazer cinco cravos na mão pela rua fora, era como carregar um super-poder. Há um frenesim no ar entre a Assembleia e a Avenida.
É mesmo uma beleza saber que o sinal, a senha, a palavra-passe para o 3-2-1: revolução! que levou ao fim de quase 50 anos de ditadura no nosso país tenha sido uma canção. 
A música como sinal, como linguagem universal, como poder.
Esperava estar a escrever este texto ao som das canções do livro que hoje aqui trago, mas tudo o que por aqui ainda lê cêdês insiste em rodopiar e chiar a mil à hora sem produzir uma só nota, de modo que, para além desta, a música se fica pelas letras, pela imaginação e pelo Rostropovich a rodar no vinil.
Este Mais alto!, para além de um cd e de um concerto, é também um livro — e por isso tem lugar nesta prateleira: um cancioneiro, um livro-de-intervenção.
Reúne um punhado de canções escolhidas a dedo para contar a história, para guardar a memória, para festejar a revolução, para falar de coisas difíceis, para ensinar a liberdade. 
Para além das letras das canções, o livro conta a história de cada uma delas, mais antiga ou mais recente e o porquê de se juntarem agora, aqui.
Canções mais antigas que tinham de usar maneiras ardilosas de poder dizer o que realmente queriam dizer (sem ser com todas as letras). Em que, por exemplo, à maneira das fábulas, se usavam os animais para falar das pessoas.
Canções mais novas, que chamam os bois pelos nomes. Que clamam por justiça e protestam por direitos. Em que, por exemplo, se rima coração com revolução.
Não está tudo por fazer, mas há muito por fazer.

Nascer em democracia é um privilégio e um dever.
Quando são bebés, cantamos-lhes canções para os ajudar a conciliar o sono.
Quando crescem, cantamos com eles canções para os ajudar a construir o sonho.
Porque é para as mãos deles, dos mais novos, que passamos este sonho (imperfeito, desafiante, trabalhoso, fundamental) da Democracia.
...............................................................................
Mais alto!
Louva-a-deus edições, 2024
Isabel Minhós Martins texto, Bernardo P. Carvalho ilustrações
+ canções de vários autores
isbn 9789893358726

Sem comentários:

Enviar um comentário