Pages

16.2.23

Hard rock, heavy metal

"Mãe, vamos tentar atingir o equilíbrio térmico." — disse-me o R, ao dar-me a mão, gelada.
Perante a minha expressão interrogativa, acrescentou: "Físico-química", com as covinhas e o o ar de maroto da minha avó. "Somos condutores e a mãe está a passar-me a energia".
O R está no 7º ano e, nas férias do verão passado dei-lhe para ler este A tabela periódica — os elementos como nunca os vimos! As ilustrações são do incrível Ximo Abadia e pensei logo que, se eu tivesse tido um livro destes, talvez tivesse gostado um bocadinho mais de FQ. 
Não percebo porque é que nunca gostei de FQ. Química ainda vá, mas Física detestava mesmo e, do que conheço de mim, parece-me que não só deveria ter gostado mais de Física, como deveria gostar muito de Física.
Havia algumas idas ao laboratório, mas nunca me fascinei verdadeiramente. Invejo sempre o meu pai que, nos anos 50, tinha, num Liceu, todas as aulas de FQ em laboratório. Formou-se em engenharia química (e doutorou-se em economia), o que não é de espantar.
Ainda lhe brilham os olhos ao contar as múltiplas histórias dessas aulas e de como nunca mais se esqueceu de porque é que tanta coisa funciona assim, porque a viu (ou fez) acontecer.
Como também o R não anda fascinado com a disciplina, hei-de voltar a pôr-lhe este livro na mala para a quinta onde vamos nos próximos dias.
Insisto. Pode ser que estes elementos incríveis, assim representados e organizados de forma tão magnífica, lhe despertem uma pequena chama, agora que já sabe que são mais do que ilustrações num livro.
Cada elemento é apresentado, como uma personagem, com história e data de nascimento, capacidades e perigos, localização e configuração eletrónica, massa atómica e usos especiais. É, de facto, um mundo fascinante.
Como gosta mesmo de música um tanto ou quanto "hard", talvez a coisa vá lá com esta página dos "heavy metal". Assim espero.
.....................................................................................................................
A tabela periódica — os elementos como nunca os vimos!
Penguin Random House, 2022
Colin Stuart texto, Ximo Abadia ilustrações
isbn 9789895646524

Sem comentários:

Enviar um comentário