Pages

31.10.22

Como um objeto não identificado

Há uma semana atrás, na conferência anual do PNL, um dos miúdos que participou na mesa antes da minha dizia, com a naturalidade desconcertante da adolescência, que as pessoas são todas diferentes e que, por isso, é normal que umas gostem de ler, outras não. No big deal.
Como resposta à pergunta sobre o que devia a escola/biblioteca fazer mais para aproximar os adolescentes da leitura, a menina dessa mesma mesa dizia que ambas já faziam muito; que o problema era mesmo que havia adolescentes que não queriam ler. E pronto.
Na minha mesa a conversa chegou, inevitavelmente, à "distração do telemóvel, tablet, computador".
Distração, vício, facilidade, rapidez, mundo nas mãos. Sim, claro. Podem estes bichos competir com os livros?
De igual para igual, claro que não. O livro tem outro ritmo, outro tempo. O livro dá trabalho. O livro demora. O livro permanece.
Um burro pergunta a um macaco o que é um livro.
Distopia?
A distopia está na moda, sabemos porquê. O livro que aqui trago hoje é de 2010, mas podia ser de hoje.
Este É um livro — que, imagino, tenha inspirado o nome da belíssima livraria It's a book —, é de um autor clássico-contemporâneo americano. 
Na sua nota biográfica, Lane Smith fala da sua paixão pelos livros: "não é só o prazer da leitura, mas a combinação de todos os elementos de que o livro é feito: a textura do papel e das tintas, os respetivos cheiros, as cores e as imagens, as formas das letras, a maneira como tudo isto se apresenta e constitui uma outra linguagem silenciosa que nos encanta." O autor-escritor é também autor-ilustrador.
Uma rábula sobre o objeto livro, modo de instruções para principiantes, ou burros, que só conhecem o mundo tecnológico. Que não têm tempo.
A questão é exatamente a do tempo e espaço. Bastante filosófica, por um lado, mas bastante prosaica, por outro.
Uma das mais belas leituras da Bíblia (digo eu) é a Eclesiastes 3:1-13, sobre a ideia de que há um tempo para tudo. O tempo e o que podemos fazer dele.

O livro precisa de tempo e espaço. E, não tenhamos ilusões: se não os criarmos para ele, a sedutora fácil prolixa e veloz miss Tech, vai levar a melhor. Para pior.

..............................................................................................
É um livro
Editorial Presença, 2010
Lane Smith
isbn 9789722345187

Sem comentários:

Enviar um comentário