Lembro-me bem da minha (então) prima mais nova, sentada no chão, aos pés da minha mãe, mínima, de tesoura na mão e muitos papéis e cola à sua volta.
Esses meus seis primos, ela a última e a menina, viviam por baixo de nós e havia sempre um que vinha passar umas horas ao sossego do andar de cima, tal como eu passava grandes tardes na agitação da rapaziada do andar de baixo.
Por ser canhota, lembro-me de a ver cortar numa posição para mim estranha e de pensar também na imensa liberdade que tinha naqueles gestos. Eu, uns seis anos mais velha do que ela, tinha já a consciência dos constrangimentos em que a minha mão estava a crescer, enquanto que a dela estava ainda livre na dança com a tesoura.
O recorte e a colagem são um tipo muito específico de desenho que permite desbloquear com facilidade muitos constrangimentos, normalmente auto-impostos, que temos a desenhar. Desenhar com a tesoura é um exercício fundamental e leva-nos a lugares muito diferentes dos do bico do lápis, da caneta ou do pincel.
Constrangimentos terá também este João que vive de língua embrulhada entre Rs e Ls. Mas desembrulha-se bem entre tesoura, papéis e cola. E pouco lhe importa que façam pouco dele (como dizia a minha avó), porque ele é na verdade muito — e sabe disso.
Não o sabe com sobranceria ou convencimento. Sabe porque sim e apesar de. E os pais respeitarem, perceberem e compreenderem isto, tem com certeza muito a ver com o sucesso deste menino em meio hostil. Entre cortes e recortes, depois de surpreender os seus críticos com a calma de um grande senhor, João dá ainda uma tesourada final através da lâmina da sua simpatia desarmante.
As suas mãos são negras. As dos outros são amarelas, azuis ou vermelhas. Todos diferentes, afinal.
Este João Colagem, ou João Coragem, se quiserem, nasce da vontade de mostrar às crianças o poder da coragem. E também da colagem!
Sejam Rs por Ls, Bs por Vs ou outra complicação qualquer, este João Confetti é um livro que nos ensina a viver bem com o que somos e com os que vivem à nossa volta. Comprovando que a coragem, a simpatia e a alegria são contagiosas e que, se forem bem recortadas, as podemos espalhar tão facilmente como confettis.
........................................................................................................
Edição de Autor, 2021
Patrícia Aguiar texto, Laura Morais ilustrações
isbn 9789893314722
Sem comentários :
Enviar um comentário