"Como um peixe fora de água" é uma expressão que se usa para mostrar o desconforto de alguém. Ora, Abril sente-se preso no seu aquário minúsculo e quer conhecer mundo.
Os livros dão-nos liberdade também pelas das vidas que vivemos neles para além das nossas. Através das palavras de outros, dos desenhos de outros, construímos mundos alternativos. Que podemos querer reproduzir na realidade, ou fugir deles como peixe de gato.
Por vezes não é preciso muito: bastam dois ou três lápis bem afiados para contar uma história poderosíssima; bastam duas ou três vozes levantarem-se para que o urgente-assunto-Terra venha novamente para cima da mesa; bastam duas ou três pessoas cantarem para lembrar que a liberdade é um bem essencial, vital.
Terra, Livro e Liberdade: que belíssimo trio para nos trazer à rua nesta semana. E que bom haver livros assim que com uns "simples" rabiscos funcionam com o retrato perfeito deste dias.
Assim como uma cereja (vermelha) em cima do bolo aqui vos deixo este livro por uma rosa, ou por um cravo, se preferirem.
....................................................................
Orfeu Negro, 2021
Marjolaine Leray
isbn 9789898868817
Sem comentários:
Enviar um comentário