Pages

2.2.21

Abrir o flanco

Mais uma semana de não-férias, com este sabor agridoce, sublinhado por este céu cinzentão.
O R não voltou a perguntar pelos números. Não o mandei "perguntar ao pai", mas acho que o meu tom lhe mostrou claramente que o assunto não ia ter muito sumo. Com certeza ativou o seu pequeno guia para interpretar adultos e parou de perguntar.
Pergunta ao teu pai é um livro perfeito para adolescentes — e pré-adolescentes. Um pouco como o Miséria, a imensa graça do livro não "é para meninos", mas vai divertir quem já passou ou está a passar algumas fases.
Foi um dos livros que escolhemos para o casa&família dA janela. E tenho pena que não possam todos assistir à leitura que a Catarina e o Miguel fizeram deste álbum, porque é hilariante!
Mas podem atacar a atividade que lá propusemos a partir deste livro. Ontem propus ao R que, nesta semana que ainda lhe resta de não-férias, a fizesse. De modo que hoje lá esteve a preparar os títulos das listas num bloco, para não se perder na recolha. Vou ter de dar grande atenção ao que digo...
É um grande risco abrir o flanco assim com um livro destes: explicitar com todas as letras as estratégias que, enquanto adultos, usamos para evitar um assunto, para adiar outro, ou mesmo para cortar algum pela raiz. 
O resultado é este dicionário deliciosamente ilustrado para cenas que fazemos enquanto adultos. Cenas que criticámos (tantas vezes em respeitoso silêncio enquanto crianças), mas em que agora trocamos de personagem.
Consola-me saber que há poucas situações em que realmente me revejo. Sendo certo que o mais certo é estar redondamente enganada quanto a esse consolo...
.........................................................................................................................................................
Pergunta ao teu pai… e outras frases misteriosas de adultos — Um pequeno guia para a sua investigação
Bruaá, 2018
Davide Cali texto, Noemi Vola ilustração
isbn 9789898166432

Sem comentários:

Enviar um comentário