Os miúdos crescem exponencialmente numa viagem. Parece que acontece até em estatura e não só em graça e sabedoria.
Ou não.
Há aqueles para quem viajar é uma fuga para a vida, o caminho para o futuro possível. Em que o cansaço é brutal, a novidade um horror, o espanto um susto.
EstA viagem é uma travessia dura e tão tristemente vulgar e vulgarizada. Igual a tantas outras que lemos nas notícias, já sem novidade, tantas vezes apenas como números e vezes demais sem história.
As ilustrações de Francesca Sanna transportam-nos para a tristeza e para alegria, para o desespero e para a esperança, para o belo e para o mau, para a fuga — interior e exterior — para a viagem.
Esta família só quer poder chegar a um lugar onde não haja mais medo, onde possa construir uma casa para recomeçar a vida.
Por cima desta viagem, há a dos pássaros que os acompanham, sem fronteiras para atravessar.
E depois destA viagem temos um outro livro. Uma espécie de 2ª temporada dA viagem.
Podemos imaginar que a menina dA viagem é a menina do Eu e o meu medo. Podemos imaginar que chegou a esse lugar de futuro. Mas o "e viveram felizes para sempre" não é nada óbvio nas histórias da vida real: dá trabalho, dá luta, demora a acontecer. E normalmente implica (mais) sofrimento.
Se nAviagem a mancha escura do cabelo da mãe se entrelaça com o mar de medo que vai inundando a história, transformando-se à vez em céu ou em floresta, em Eu e o meu medo o medo é uma mancha branca que acompanha a menina para todo o lado. Um enorme medo que, ao longo da história vai ficando cada vez mais pequenino.
A ideia aqui é semelhante à do Quando a tristeza chama: há que não ter medo do medo, aceitá-lo e partilhá-lo para que se torne mais pequeno e suportável.
Todos temos medo, por uma razão ou por outra, de uma coisa ou de outra. E é isso que a menina descobre. Não resolve, mas torna mais fácil. E a vida ganha espaço para acontecer.
Temos um enorme desejo de viajar e temos também um desejo imenso de que estas viagens difíceis possam deixar de acontecer. Mas sabemos que esse lugar de sonho é tão necessário quanto difícil de atingir. Enquanto isso temos os livros que nos levam a outros lugares e nos ajudam a ser outros por um bocadinho. O que é uma grande lição de vida.
..................................................................................................................................................
Sem comentários :
Enviar um comentário