A vida dos outros dava um filme. Ou um livro. O que quer dizer que a nossa também daria, se outros olhassem para ela.
Olhar para a vida dos outros, conhecê-la, é sempre uma lição. Aprendemos uns com os outros. E mesmo com muitas aulas, sofremos as mesmas tristezas e desilusões que outros já sofreram e alegramos-nos e vivemos felizes como as mesmas coisas com que outros antes já se alegraram e viveram felizes.
Mas há uns tantos, especiais, que têm o dom de transformar esses pequenos grandes acontecimentos da vida em obras de arte ou em obras de vida.
Para este fim-de-semana no campo, levei para lermos, as últimas biografias da Pato Lógico/INCM. Além de árvores amarelas, vermelhas e laranjas, marmelos e castanhas, couves e dióspiros, romãs e muita água,inspirámo-nos com a vida dos outros.
Faz hoje 100 anos que nasceu Sophia, a nossa poeta, de modo que resolvi montar mais um pacote™ especial Sophia&Poesia para assinalar a data e estas duas grandes senhoras.
Pensei em miúdos mais velhos e miúdos mais novos: Sophia, a menina do mar é a história de Sophia contada aos mais pequenos como uma ficção, enquanto Quem era Sophia? dá a conhecer mais detalhadamente a vida e os lugares da poeta e sirvirá a crianças mais velhas.
Já aqui falei várias vezes de poesia e de como a vou apresentando aos miúdos nas várias fases por que vão passando.
Há umas semanas passei os xix poemas de e.e. cummings ao B, porque me lembro de, com pouco mais que a idade dele, ter vibrado com a liberdade gráfica da sua escrita. Espantou-se por perceber que, pai e mãe, sabermos poemas inteiros de cor, em inglês e em português.
Dizem que não há coincidências, mas acabámos o fim-de-semana em Coimbra a ver a ShipShape, onde o TCF mostra e brinca com a poesia visual, concreta e experimental.
Por vezes penso que marcas deixarão nos miúdos estes dias: de natureza e de leituras, de viagens e de cultura. A(s) história(s) de Sophia está cheia disso. É certo que teve a sua dose de tristezas e desilusões, alegiras e felicidade, mas parece-me uma bonita história, por isso espero estar no bom caminho com estes rapazes.
De modo que hoje, como forma de homenagem, estive a empilhar três molhos de livros de poemas para encontrarem sobre cada cama quando chegarem a casa.
Que melhor homenagem a Sophia que fazermos uma boa soirée caseira de poesia?
............................................................................................................................
Sophia, a menina do mar
Nuvem de Letras, 2019
Jorge Lima texto Cristina Falcão ilustração
isbn 9789896658489
Quem era Sophia?
Pato Lógico/INCM, 2019
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada texto Sara Feio ilustrações
isbn 9789722727631
Sem comentários :
Enviar um comentário