Estes dias sem sombra são uma grande chatice.
Ontem de manhã o R perguntou-me porque é que não havia luz. Tinha aberto as janelas do quarto, como sempre, mas não acontecia nada.
A sombra é uma coisa viva, forte e rica. Sendo escura, não é sombria. E faz muitíssima falta.
Queria escolher um livro para lembrar Barcelona. Estivemos lá há tão pouco tempo que as notícias dos últimos dias batem mais forte.
São tempos sombrios na Catalunha. Ver as ruas que pisámos a
arder faz tocar sirenes. Na Síria, por ser tão longe, e onde o cenário é bem
mais horrífico, fica tudo uma perigosíssima abstração .
Enquanto pensava sobre isto e vasculhava nos arquivos da prateleira, dei conta de que já aqui falei duas vezes no A Guerra, do André Letria, no espaço de 3 meses. Podia falar hoje outra vez: infelizmente, porque estar tão em cima do momento, ou, felizmente, por entretanto ter ganho tantos prémios.
Mas, hoje, deixo aqui este Sombras para iluminar o dia como faz um bom livro — ou o livro certo para ajudar a dar sentido à realidade que vai explodindo à nossa volta e à
volta dos miúdos.
Suzy Lee não é catalã, nem sequer espanhola, mas este foi um dos livros que trouxe de lá este verão para a coleção dos livros sem palavras da prateleira-de-baixo.
Não
que a língua me impeça de trazer um ou dois livros para a prateleira
quando viajo para fora de terras lusas, mas é mesmo bonito esta linguagem das
imagens ser tão universal.
Há dez anos, num dos primeiros posts deste blogue, mostrei aqui as meninas de Suzy Lee, mas ainda me faltava este Sombras.
A miúda mexe em tudo, desarruma, monta, inventa. Do outro lado da página, outro mundo nasce, magnífico ou perigoso, sonhador ou assustador.
A certa altura a realidade mistura-se e confunde-se. Mas não há problema: a menina controla a sua brincadeira com um clique. Liga e desliga a
fantasia quando quer. Só a chamada para o jantar funciona como um terceira realidade pararela.
No mundo, aquilo que não corre bem não se altera com um clique. Valham-nos os livros, onde podemos girar a realidade de pernas para o ar para que fique com sombras preciosas e não sombria.
...................................................................................................................
Sombras
Barbara Fiore Editora, 2010
Suzy Lee
isbn 9788493750657
Sem comentários:
Enviar um comentário