Este verão vimos imensos pássaros diferentes. E dei-me conta de que já sei reconhecer muitos deles, quando os vejo ou quando os oiço: rolas, pisco-de-peito-ruivo, alvéola branca, flamingos, patos, águias, milhafres, gaivotas, melros, andorinhas, pardais, gralhas, cucos. Alguns eram os mesmos, no norte e no sul, outros só os vimos de passagem pelo interior ou então num fim de tarde de fim de agosto, já rumo a um outro sul, mais a sul.
Quando andei à procura dos livros certos para acompanhar o Tigre-lírio, que estreia amanhã no Luca, mostraram-me este pássaro na Baobá e não lhe resisti. Também lá me falaram dos editores do livro e, tanto quanto percebi, é este o livro que abre a coleção infantil. Não é coisa pouca.
"No dia em que começou a escola apaixonei-me. Era a primeira vez." — são estas as duas primeiras frases do livro. Hoje voltaram os três à escola.
Não lhes desejo tanto, para este ano que hoje volta a começar, embora de vez em quando já me pergunte como irá ser, para os meus miúdos, o amor. Este amor. Talvez ande inspirada pelos nossos 18 anos de casados — mas não é inspirador?
Só numa destas páginas cinzentas aparece, para além da grafite e de algum branco, um pouco de azul.
He's got the blues, pois é. Não tem nada a ver com estar triste, mas quem já esteve apaixonado, à espera, sabe bem que azul é este, que cinza é este, que branco é este.
O miúdo veste-se de pássaro, porque a miúda o que gosta é de pássaros. E são tão bonitos, como não?
Para isso constrói uma gaiola que serve de estrutura ao seu belíssimo fato de ave, mas que, sabemos também, prende agora o seu coração.
Acaba bem, a história, porque acaba num começo. E neste novo dia-um dos meus miúdos na escola, neste dia em que também voltam a tornar-se pássaros fora do ninho, sonho para eles muitos bons começos, pelo menos tão bonitos como este livro.
Embora ache que a bola ainda ganhe à meninas. Pelo menos por enquanto...
..........................................................................................
O dia em que me tornei pássaro
The Poets and Dragons Society, 2018
Ingrid Chabbert texto, Guridi ilustrações
isbn 9789895405114
Sem comentários :
Enviar um comentário