Li algures que entre os 3 e os 6 anos os meninos entravam na idade do jogo. Cá em casa confirma-se.
Como,
aparentemente, também entusiasmamos outras pessoas a entrarem em
despesas nos jogos (é por bem, é por bem!), a prateleira-de-baixo vai
passar mostrar alguns deles.
E começo com um must: o "shut-the-box".
O
B aprendeu os números negativos, com o Avô, no elevador para a garagem e
a contar até depois dos 100, com o Avô, a ver básquete. O Avô adora
números e é a ele, de certeza, que sai...
Se aos 4 a curiosidade
se voltou para as letras, desde os 2 anos que os números são os reis na
sua mente lógica e carregada de regras.
(Estranho
até a súbita aparição de uma espécie de animal visual na maneira como
desatou a ver coisas nas nuvens, nos rótulos, nos rabiscos ou no modo
como desenha compulsivamente depois de anos de recusa.)
Para ele,
este jogo serviu apenas para visualizar o que já fazia; para outros
meninos que ainda não o fazem, ajuda a tornar os números palpáveis
tratando a matemática como um jogo.
O T também já quer jogar; por
enquanto lança os dados e baixa as peças dos números que lhe vamos
dizendo para baixar. O que significa que às vezes nos ganha a todos.
O
"shut-the-box" existe pelo menos desde o século XII, na Europa, mas não
se sabe exactamente de onde vem. É um jogo de decomposição de números —
dito assim parece chato mas, garanto, é divertidíssimo. Pode funcionar
como um jogo solitário ou como uma competição.
Começa um jogador. As peças de 1 até 9 estão levantadas e lança-se os dados. Imaginemos que o total é 12.
Poderemos fechar a peça 9 e a 3, ou a 8 e a 4, ou a 7 e a 5, etc.
Volta-se
depois a lançar os dados e, desta vez, já só se pode fechar as peças
que não se tiver fechado na jogada anterior, e assim sucessivamente.
Quando o valor não der para decompor pelas peças que sobram,
lê-se
os números das peças que ficaram levantadas. Lê-se, não se soma. Por
exemplo, se ficaram levantadas as peças 1, 3 e 7, o jogador ficará com
137 pontos; ou se sobrarem as peças 2 e 8, o jogador ficará com 28
pontos.
Depois
joga outro jogador da mesma maneira (tantos jogadores quantos queiram),
ganhando a ronda aquele que tiver menos pontuação. O objectivo é
conseguir fechar a caixa: quem consegue fechá-la, soma 0 pontos e ganha!
Por cá, normalmente, joga-se por rondas até aos 10: quem fecha a caixa
ganha 3 pontos; se ninguém fechar a caixa, o jogador que fizer a menor
pontuação ganha 1 ponto.
[dica: quando não temos o jogo à mão, construímos um em papel, mas é mesmo bom fechar as peças, fechar mesmo a caixa!]
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