Mesmo antes de ler o jornal, cresci — como muita gente, suponho — a ler as tirinhas do Calvin na última página do Público. Pessoas mais impressionáveis (e mais novas, pronto) passaram até a encarnar a personagem. Até ao ponto de vir da escola o recado de que o menino dizia que não tinha feito os trabalhos de casa porque a sua mão não o tinha deixado. Alarme nas hostes da psicologia, calma absoluta em casa: a criança não só lia o Calvin, como achava era o Calvin. E não lhe apeteceu fazer os TPC.
Ora, a nova geração tem todo um rol de desculpas bem compiladas no magnífico Não fiz os trabalhos de casa porque... Um livro perigosíssimo, está claro, com avisos super-sábios incluídos, normalmente reservados ao mundo dos adultos, ali carimbados na contra-capa para qualquer miúdo ler e aprender: Cada desculpa deve ser usada apenas uma vez.
Com o regresso à escola, voltam também os trabalhos de casa e a discussão sobre se devem existir, quantos, em que idade, com que periodicidade. Aos miúdos a discussão passa-lhes ao lado. Davide Cali (autor dos magníficos Eu espero e Um dia, um guarda chuva) e Benjamim Chaud (que ilustra uns incríveis ursos), põem-se do lado dos miúdos para dar a volta à questão.
E criam um mundo surreal de desculpas completamente improváveis mas totalmente dentro do universo infantil tendencialmente otimista e catastrófico, ao mesmo tempo,
onde aparecem personagens de outros contos, o tio fixe, o circo, as plantas, os animais e outros seres estranhos, todos num gigantesco conluio para não o deixarem fazer os trabalhos de casa. Ele até tentou, mas —
A primeira vez que o B (e depois o T) reclamou com os TPC, continuei a fazer o que estava a fazer e disse-lhe que não os fizesse e que no dia seguinte dissesse à professora que não os tinha feito porque não lhe tinha apetecido; bufou e foi fazê-los.
Ou não.
..................................................................
Não fiz os trabalhos de casa porque...
Orfeu Mini, 2015
Davide Cali texto, Benjamim Chaud ilustrações
isbn 9789898327499
Visito sempre este blog antes de comprar um livro aos meus filhos, ou para oferecer a outra criança, e nunca fiquei desapontada. Esta é mais uma maravilhosa sugestão e vai ser o livro do mês de Outubro lá para casa. Muito obrigada!!
ResponderEliminar