Estava à espera de uma boa desculpa para fazer sair este do saco.
Agora é o seu livro de cabeceira.
Serve para aprender muitas palavras novas e difíceis, para saber que a mãe também tem de ir ao dicionário para descobrir o significado de algumas, para ver que se escreve em português em muitos lugares do mundo, para ritmar o fim do dia, para começar a aprender quem é Sophia.
Poesia é uma canção sem música, atabalhoei. Pode rimar ou não. Mas afinal até tem música, não é?...
E agora, todos os dias, todas as noites, lê um poema para fechar o dia, pergunta o significado das palavras que não conhece e
muda a fita azul que faz de marcador.
(No canto da boca, tenho a certeza que consigo ver um levíssimo sorriso de prazer e de orgulho.)
Crescer é muito bom.
.......................................................................
Primeiro livro de poesia [Poemas em língua portuguesa para a infância e a adolescência]
Caminho, 2008 [1ª edição, 1991]
selecção Sophia de Mello Breyner Andresen, ilustrações Júlio Resende
isbn 9789722105972
Olha que belo achado! Muitíssimo interessante a selecção de poemas para os mais novos. As ilustrações do mestre Júlio Resende também lhe conferem uma nota preciosa.
ResponderEliminarcuriosamente, ou talvez não (porque isto das coincidências tem muito para descobrir) de hoje a oito dias vou fazer uma sessão na Biblioteca, para comemorar o dia mundial da poesia. Vou dizer alguns poemas do livro "Um Pássaro na Cabeça" de Manuel António Pina, que tem abordagens muito divertidas e curiosas à poesia. Mas acho que também vou aproveitar a sugestão que aqui encontro e levar "A Cigarra e a Formiga" de Bocage. Obrigada pela dica e por me continuar a encantar com este espaço.
beijos