Já tinha ouvido falar de Anthony Browne - é um conceituado ilustrador inglês que recebeu o prémio Hans Christian Andersen de ilustração em 2000, mas este é o primeiro livro que vejo dele (além de um que há na Caminho).
É terrivelmente bonito e assustador.
Comprei-o pela capa, não exactamente por ser bonita, mas porque não consegui perceber bem que livro era este. (Além das outras vantagens, a amazon aceita devoluções apenas porque o livro não é aquilo que esperávamos.)
O pai diz a Joseph que vai buscar a mãe e que as coisas vão passar a ser diferentes lá por casa. Joseph fica sozinho e confuso.
O que quererá aquilo dizer?
É quase de tirar o fôlego pensar que alguém, hoje em dia, pudesse dar uma novidade destas, assim, a um filho da idade do Joseph, mas na verdade o livro não é sobre isso.
Changes mostra-nos as fabricações - por vezes assustadoras - que as ciranças fazem quando não entendem as coisas. Mesmo quando são coisas maravilhosas.
As ilustrações são de um realismo insólito porque, sendo quase fotográfico, são também impossíveis;
e mais, as estranhas mudanças,
parecem estar a acontecer no momento em que vemos o livro
fazendo-nos, muitas vezes, duvidar dos nossos próprios olhos!
.......................................................................................
Changes
Walker Books, 1990
Anthony Browne
isbn 9781406313390
encontrado aqui
--------------------------------------------------------------------------------------
Amanhã, 5ª feira e 6ª feiras, na Culturgest, em Lisboa, Silenciador, uma peça de Jacinto Lucas Pires, com encenação de Marcos Barbosa e cenografia/figurinos meus. Não percam!
O meu preferido é "As preocupações do Billy", da Kalandraka;
ResponderEliminarMais títulos: Pela floresta, kalandraka;
"O meu pai", Caminho;
"A minha mãe", Caminho;
"O livro dos porquinhos", Kalandraka
Fantásticos!!!
O meu filho de 5 e eu somos também fans do A. Browne, este autor/ilustrador inglês, galardoado. Tenho comprado vários na Amazon e este "Changes" é de facto um dos nossos favoritos do autor, pela estranheza e supresas que vai revelando até ao final.
ResponderEliminarO "Mãe" da Caminho é, da mesma forma, muito bom e a marca do autor mais uma vez aqui não passa despercebida. E, claro, as "Preocupações de Billy" ou "Silly Billy" ;), que até já nos fez andar atrás dos bonequinhos guatemalacos junto dos cantores peruanos do Rossio, em Lisboa. Também temos e adoramos o deliciosamente feminista "Piggybook", que é imperdível, sobretudo para quando apetece dar uma bela gargalhada sem ser muito cínica diante da rotina e da azáfama do dia a dia de uma mãe-trabalhadora-mulher. Para finalizar, o mesmo autor, tem ainda uma colecção de "Mini Treasures" (livros pequeninos que são verdadeiros tesouros) onde os personagens são Willy (o Billy agora macaquinho)e Hugh, um gorila humanista maravilhoso, ambos vestidos ao estilo vintage e sempre em peripécias que têm tanto de normal como de insólito.
Um autor a não perder de vista.
conheço os livros (do comentário da maria) mas não tinha reparado que são do mesmo autor. na verdade as ilustrações não deixam margem para dúvidas mas é este lado surreal do changes que me agrada particularmente. quanto às sugestões da wahnon estão na lista-de-desejos e vão já passar para primeiro lugar! os Mini Treasures tenho de os procurar.
ResponderEliminarobrigada às duas pelas informações!
Ainda hoje li este livro na minha sala... Que grande coincidência. O livro, foi me emprestado pela s. wahnon que mo deu a conhecer. As crianças de (4, 5 e 6 anos) adoraram... Ao mesmo tempo que avançávamos na leitura iam ficando mais intrigadas e em total suspense. Quando finalmente chegámos à ultima página ouviu-se um "Ahhhhh!!!" geral. Foi mesmo muito engraçado. E depois dizia uma das meninas, pois um mano é uma grande mudança, eu agora partilho o meu quarto! Uma delícia. Deste autor sou fã das preocupações do Bily. Um livro fantástico.
ResponderEliminarObrigada pela partilha!